sexta-feira, 7 de março de 2008

Como já dizia minha mãe...

Estive reparando e percebi que tenho dito muito esta frase.
E não é só porque ela já está num lugar melhor, de onde não escuto mais o que ela fala.
Mas porque percebi uma coisa muito interessante, intrigante e por vezes, revoltante: nós nos tornamos como nossos pais à medida que amadurecemos, ou ficamos mais velhos (digo assim porque tem gente que só fica mais velho, não amadurece, ou de tão maduros acabam podres).

Fazendo uma rápida auto-análise descobri que muitas características que eu achava até irritantes na minha mãe quando eu era mais nova, estão agora se manifestando em mim.
E tudo que ela me dizia e que eu achava que era por descaso ou por que ela não me entendia, ou porque ela não acreditava em mim, ou porque ela não gostava de mim (adolescentes e pré-adolescentes tem a irritante mania de achar que sabem tudo e que o mundo está contra eles, acreditem ou não, eu era assim), em resumo tudo que ela falava eu achava que era balela, “conversa pra boi dormir”, “papo de Napoleão”, frase feita de livro de auto-ajuda.
Hoje eu percebo que tudo que ela dizia não só é verdade, como continua sendo um bom ensinamento.

E percebi ainda mais. Percebi que querendo ou não. Cedo ou tarde. Acabamos cópias (melhoradas, geralmente) de nossos pais e mães. E isso não tem que ser ruim. Preste atenção no que dizem seu pai, sua mãe, sua vó, seu avô, eles viveram mais que você, passaram por coisas que você provavelmente nem imagina, não são donos da verdade mas eles sabem das coisas. :)

E como minha mãe dizia...

Pense, aja e seja positivo, que assim será. (minha mãe já falva isso antes de serem lançados o livro, o filme, a palestra, o jogo, a canequinha de café... O Segredo)

Ame você e os outros te amarão.

Não ame ninguém mais do que você.

Gentileza e educação não custam nada, não machucam e não engordam.

Se desesperar, não vai resolver o problema (portanto não chore pelo leite derramado, se aprume e limpe o fogão ... :) esse ditado é meu mesmo kkkkk)

Nenhum comentário: